sexta-feira, 15 de maio de 2015

Um resumo da minha história - Parte I

Meu nome é Isabela, atualmente moro em Itabira – MG que fica a aproximadamente 100km de Belo Horizonte. Tenho 31 anos e sou tentante há 2 anos e meio. Minha história será dividida em 2 partes pra que não fique muito cansativo para ler, já que é longa... Então vamos lá!
Tenho Hipotireoidismo de Hashimoto doença genética que ataca a glândula tireoide fazendo com que ela não produza os hormônios essenciais ao funcionamento do organismo que são o TSH e T4, faço acompanhamento com endocrinologista há mais de 10 anos e tomo doses diárias de Levotiroxina , o que pode influenciar na infertilidade desde que estes índices não estejam controlados, para que a gravidez ocorra tanto o TSH quanto o T4 precisa estar em menos de 2,0, tento manter esses níveis mas não é fácil as vezes a dose está alta, as vezes baixa, mas a minha causa de infertilidade não é esta pois ovulo normalmente e meu ciclo é regular.
Quando completei 1 ano e meio de tentativas e nada acontecia e meus exames eram considerados normais (apenas sorologia, nem os hormonais eu fiz).  Então dei uma prensa no meu GO e ele me pediu a temida histerossalpingografia em maio de 2014, para minha surpresa não passou nada do contraste e quase morri de dor uma vez que o contraste não circulou. Diagnóstico obstrução tubaria bilateral, solução videolaparoscopia com hidrobutação. Na mesma época foi pedido o espermograma pro meu marido ele tem 32 anos e mais uma surpresa para nós, varicocele, ou seja baixa contagem, baixa motilidade e baixa morfologia,  tudo ruim, já saímos do consultório com a cirurgia dele marcada pro mesmo mês, e assim foi feito mas o resultado da cirurgia só com 5 meses através de outro espermograma. Vencida esta estapa, fiquei enrolando com a minha cirurgia e acabei resolvendo em setembro e no inicio de outubro de 2014 já estava  operada mas sem sucesso, meu marido repetiu o espermograma e o resultado é que a cirurgia foi um sucesso ele estava com 13 milhões. Gastei quase 5 mil com a cirurgia pois o plano não autorizou apenas a hidrotubação e hoje com o conhecimento que tenho não teria feito de forma alguma pois são raros os casos de sucesso, uma vez que as tubas são bem sensíveis. Nesse caso a indicação foi a FIV (Fertilização in Vitro). Nessa época morávamos em Mantena interior de MG divisa com o Espírito Santo, somos bancários. Pouco antes da cirurgia já havíamos sido transferidos para Itabira que fica a 100 km de BH, Deus já estava agindo, pois onde morava não haviam condições nenhuma de se quer pensar em FIV, nem o ultrassom de rastreio de ovulação eu nunca consegui fazer por lá, pois os ultrassons eram apenas na quinta feira. Passei pelo luto do insucesso da cirurgia e em dezembro de 2014 tive uma espécie de insight, é agora ou nunca pensei e já parti a procura da clínica, começava aí minha jornada e minha espécie de pós graduação, pois venhamos e convenhamos a maioria de nós hoje sabe mais que muitos médicos por aí. Nesse mesmo dia já comecei com as vitaminas DTN fol, ômega 3 e Centrum Mulher, além de 2 colheres diárias de linhaça dourada e aveia, 1 colher de chia, 3 castanhas do Pará e Gojiberry (este para imunidade muito melhor que qualquer suplemento de vitamina C), meu marido começou com o Centrum Homem, ácido fólico e tribullus terrestres. Comecei no dia 25 de dezembro a Novena em honra a Gravidez de Nossa Senhora e pretendo fazê-la até realizar meu sonho.  Consegui consulta para 29/01 tanto na Procriar com a Dra Laura quanto na Fertibaby com o Dr Leonardo. A princípio gostei mais da Procriar, fui muito bem tratada, todos extremamente atenciosos, tudo minuciosamente explicado e como fui em uma quinta feira (Dr Leonardo não atende na Fertibaby em BH na quinta) tive que ir até Contagem pra me consultar, não gostei dessa Clínica em Contagem mas o que me chamou a atenção foi uma imagem de Nossa Senhora Grávida em cima da mesa do Dr Leonardo, na hora eu me emocionei nunca tinha visto esta imagem e percebi que era um sinal, mas acabou que não gostei da consulta dele.  Pedi aos 2 médicos os exames de trombofilia e imunológicos mas praticamente riram da minha cara dizendo não ser necessário pois a minha causa de infertilidade eram as tubas, e que não era pra procurar chifres na cabeça de cavalos, a Dra Laura foi um pouco mais sensata e desconfiou de endometriose pelo meu fluxo intenso e muita cólica, então me pediu um ultrassom endovaginal com preparo intestinal.  De volta a Itabira marquei com um GO novo de profissão,  levei minha lista com vários exames e solicitei os pedidos, ele disse que não fazia a mínima idéia do que seriam vários daqueles exames, mas eu disse que não tinha problema que queria apenas o pedido e era só ele transcrevê-los e assim ele fez rs... No sábado seguinte fui direto ao Hermes Pardini em BH para fazer os exames, alguns deles o plano exigiu justificativa que foram os genéticos, os demais fiz numa boa e meu marido repetiu o espermograma. Fiz o ultrassom na Procriar com a Dra. Márcia Cristina e mais uma surpresa um cisto de 9mm no ovário direito um possível endometrioma que a Dra Laura preferiu tratar como se fosse e Dr Leonardo disse não ser, pra ter certeza só com outra vídeo e dessa vez com biopsia, pensaremos sobre isso no futuro rs. Comecei com tratamentos alternativos para endometriose chás de uxi amarelo, agoniada e unha de gato, tomei por 30 dias e sinceramente não vi resultado. Com os resultados em mãos tive alteração no FAN que foi positivo padrão pontilhado fino denso, possivelmente por causa da dermatite atópica e na Cardiolipina que deu como indeterminada, tanto o Dr Leonardo quanto a Dra Laura foram categóricos procure um reumatologista, Dr Leonardo acrescentou mais 3 exames Anti Beta 2 Glicoproteína, Homocisteína e Vitamina D, já a Dra Laura sumiu enviei 2 e-mails fazendo alguns questionamentos mas ambos sem resposta . Então ficou decidido aí que meu médico seria o Dr Leonardo. Pegamos o espermograma do meu marido e para nossa surpresa passou de 13 para 278 milhões com as vitaminas, apenas a morfologia que ainda está em 50%, mas já é uma grande vitória. Apesar de não ter gostado da primeira consulta com Dr. Leonardo ele olhou todos os meus exames por e-mail, respondeu todas as minhas dúvidas e me deu alguns pedidos de exames, não os que eu queria mas os que ele achou necessário para o momento. Então marquei com a reumatologista Dra Viviane uma gracinha, me deu novos pedidos para os exames genéticos juntamente com a justificativa e histórico familiar e lá vou eu travar uma batalha dessa vez com o plano de saúde para liberação dos exames, após ameaças de denúncia na ANS liberaram mas fizeram questão deles mesmos marcarem o laboratório, dia e o horário para os mesmos, fiz no Laboratório São Marcos em BH e não tenho nada a reclamar, fui muito bem atendida e como havia pedido urgência os exames que ficariam prontos em 30 dias com 1 semana já estava com todos em mãos. Como já era de se esperar deu a temida trombifilia Mutado Homozigoto C667T MTHFR, e ainda por cima nos 2 cromossomos (meu pai e minha mãe são trombofólicos), nessa mutação o ácido fólico e a vitamina B12 não são bem absorvidos pelo organismo. Mais uma fase de pesquisas, buscas e descobertas. Dr Leonardo pediu pra substituir o DTN fol pelo acido fólico mesmo de 5 mg e suplementar com vitamina B12, nessa mesma época comecei a tomar a Coenzima Q10 e a geléia real para dar uma turbinada nos óvulos.


Continua...



8 comentários:

  1. Adorei o primeiro post!
    Bela,vc é uma guerreira.... já estou ansiosa para os próximos post.
    Uma sugestão! Faça post separado sobre as vitaminas, trombofilia, exames....
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia obrigado pela dica! Primeiro quis fazer um resumão da minha história por causa do contexto, depois separarei em posts sim!

      Excluir
  2. Olá Isabela. É surpreendente o aumento do número de espermatozóides do seu marido. O ácido folico que ele tomou é o mesmo que nós tomamos?

    ResponderExcluir
  3. Olá Isabela. É surpreendente o aumento do número de espermatozóides do seu marido. O ácido folico que ele tomou é o mesmo que nós tomamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta td bem? Sim o ácido fólico é o mesmo que nós tomamos 5mg, mas atribuo o sucesso ao Centrum Homem! Boa sorte!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá ... você preferiu Fertbaby a Procriar... é isso..??

    ResponderExcluir
  6. Vcs conhecem algum medico em Minas Gerais que faça hidrotubação? Tenho um diagnostico de um tecido inflamatorio no ostio das duas trompas. E pesquisei que a hidrotubação poderia ser uma alternativa de tratamento mas so achei profissionais no RJ e SP. meu e-mail: michely_mota@yahoo.com.br

    ResponderExcluir