sábado, 16 de maio de 2015

SAAF - Síndrome de Anticorpos Antifosfolípides


A SAAF, do ponto de vista reprodutivo, é uma trombofilia auto-imune, isto é, é uma patologia em que há a produção de anticorpos (elementos responsáveis pela defesa do organismo) contra o próprio corpo. Assim, esses anticorpos podem agir contra determinadas partes do organismo, como o próprio embrião. 
A SAAF pode provocar tromboses de artérias ou veias, o que pode levar a abortamentos de repetição, perdas gestacionais precoces e graves problemas gestacionais, como partos prematuros devido à pré-eclâmpsia grave, eclâmpsia ou insuficiência placentária grave.
O diagnóstico desta patologia é dado pela presença de altos níveis destes anticorpos no sangue e pelo histórico de perdas gestacionais ou episódios de tromboses arteriais ou venosas em qualquer tecido ou órgão do corpo.
O tratamento baseia-se no uso de medicações, desde o início da gestação, que diminuam a resposta imunológica do organismo e que evitem os efeitos deletérios de uma trombose arterial ou venosa nos vasos placentários. Medicações, como: AAS, heparina e corticóides. Muito embora, existam controvérsias na literatura médica sobre o uso ou não destas medicações, essas são atualmente as únicas alternativas que existem para o tratamento desta temível patologia.
Deve-se, sempre, suspeitar desta patologia, em casos de perdas gestacionais consecutivas, o que caracteriza um tipo de infertilidade, a chamada infertilidade secundária, em que se consegue a gravidez normalmente, mas não se consegue manter esta gravidez até o termo.
Quanto mais se suspeita desta patologia, mais chance de diagnosticá-la. O grande problema é que muitas vezes a paciente percorre um caminho longo demais antes de chegar a este diagnóstico e isso  resulta em fracassos sucessivos e em uma perda de tempo que muitas vezes pode ser crucial para sua fertilidade, devido ao fator idade.
Fonte: http://blog.danieldiogenes.med.br/2011/05/saaf-sindrome-de-anticorpos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário