sábado, 16 de maio de 2015

Tratamentos Alternativos - Chás


CHÁ DE UXI AMARELO E UNHA DE GATO

1- OS CHÁS DE UNHA DE GATO/UXI AMARELO ESTÃO CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS?
Existem muitos casos de sucesso que o comprovam! Mas cientificamente, apesar de alguns indícios e estudos preliminares que parecem sugerir que os chás têm de facto estas propriedades enunciadas, ainda não existe comprovação científica da sua aplicação. Isso não quer dizer que estas curas não sejam verdadeiras ou que seja mentira que estas plantas tenham, de fato, essas propriedades. O que quer dizer é que não há ainda estudos que comprovem esta situação.
Para que as propriedades de uma planta sejam aceites na medicina têm que existir vários estudos que comprovem os benefícios da sua utilização. Há estudos em andamento sobre esta matéria mas, ainda, sem resultados comprovados. Enquanto isso não acontecer, a utilização destes chás continuará, apenas, no campo, da medicina popular.

2 - DISCUSSÃO: TENTANTE DEVE OU NÃO TOMAR?
Alguns ginecologistas recomendam, enquanto outros se mantêm céticos quanto à sua utilização! Aqueles que estão contra o uso dos chás mostram-se preocupados pelo fato de não haver ainda testes toxicológicos em relação a estas plantas ou temem que as mulheres substituam tratamentos cientificamente comprovados para tratar estes problemas pelos chás!
A sua utilização está contra indicada na gravidez e aleitamento... Por isso, alguns especialistas defendem que, se a mulher quer engravidar, pode tomar os chás para limpar o organismo mas, depois, deve fazer uma pausa até começar as tentativas para conceber um bebê.
A razão desta dúvida levantada por alguns profissionais prende-se com o fato dos chás terem um efeito citotóxico e o efeito das fortes propriedades de reforço do sistema imunitário causadas pela unha-de-gato pode gerar alguns problemas com o feto.
As tentantes ouvem muitas histórias de sucesso (mulheres que conseguem engravidar) depois que tomam estes chás... Por isso, aceitar essa ideia não é fácil! Mas se há um risco para o bebé, por mais pequeno que seja, não acha que vale a pena fazer a pausa após a toma dos chás para tentar engravidar?
Ou seja, a cura tem que ser feita em três fases:
- primeiro há que limpar o corpo do problema que está dificultando a gravidez;
- depois, há que fazer um tempo de pausa;
- finalmente pode começar as suas tentativas para engravidar!
Fale com o seu médico ou nutricionista e aconselhe-se! Lembre-se que nunca deve tomar nada automedicado, mesmo que seja de origem natural!

3 - TOMAR OS CHÁS COM MEDICAÇÃO
Se quer tomar os chás de unha de gato e uxi amarelo e está a tomar algum medicamento, pergunte sempre ao seu médico se pode tomar estes chás complementarmente com a medicação em causa. Não adianta pensar: 'são naturais, não faz mal a nada'... Os produtos naturais têm os seus componentes específicos também, tal qual os medicamentos e químicos! E estes podem entrar em choque com outros que estão sendo administrados pela medicação.
Como exemplo (e só como exemplo, porque existem mais), estes chás estão contra indicados em crianças menores de 4 anos, pessoas que fizeram transplantes de órgãos ou medula, enxertos de pele, que estão em terapia de imunossupressão, em caso de esclerose múltipla e tuberculose. Por isso, muita atenção! Se tem algum problema de saúde ou está a tomar alguma medicação (mesmo que seja para tratar os mesmos problemas que você quer tratar com os chás!) pergunte ao seu médico se está contra indicado ou não!
Vamos então tentar ver em que consiste cada uma dessas plantas.

4 - UNHA-DE-GATO
Nome científico: Uncaria tomentosa 
O unha de gato é uma das plantas mais famosas da Amazônia. É uma trepadeira e pode atingir 30 a 40 metros!
As capacidades terapêuticas do unha de gato são imensas! É da casca e/ou raiz que se extrai a parte utilizada para fazer o famoso chá de unha de gato!
As infusões feitas com esta planta têm propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, fortalecem o sistema imunológico, têm um efeito depurativo (limpeza) e diurético. A unha-de-gato é também conhecida pelos seus princípios ativos de mitrifilina e ricofilina para tratamento de doenças de câncer (cancro, em Português de Portugal). É também usado pelas suas propriedades anti-virais (nos tratamentos de hepatites a, b e c, por exemplo).
Também pode ser tomado em forma de cápsulas.
Se comprar unha de gato para fazer o chá assegure-se de que está a comprar esta espécie: Uncaria tomentosa. Existem outras espécies de unha de gato que não têm as mesmas propriedades.
Mas sabia que a unha-de-gato é contraceptiva?
É verdade!! Aposto que por essa você não esperava!! Muitas tribos usam a unha-de-gato como contraceptivo natural. Mas, para isso, deve ser tomado em dosagens altas... (Mas senão quer engravidar não confie só na unha-de-gato porque os resultados são muito falíveis!)
Doses altas, podem provar também alterações intestinais ou náuseas.

5 - UXI AMARELO
Nome científico: Endopleura uchi 
O uxi (também chamado de uxipuçu) é uma árvore que pode atingir grandes proporções (até 30 metros de altura) existente na Amazônia.
Para fazer o chá que o tornou tão conhecido utiliza-se a casca.
O uxi é utilizado para auxiliar no tratamento de miomas uterinos, irregularidade menstrual, infecções uterinas e urinárias, cistos, entre outros. Tem propriedades anti-inflamatórias, antimutagênicas, antioxidantes, antivirais, depurativas (limpeza), hipotensoras, imunoestimulantes, etc!
Também pode ser tomado em forma de cápsulas.
6 - A COMBINAÇÃO DOS DOIS CHÁS
É extremamente popular no Brasil a combinação das infusões de uxi amarelo e unha de gato, especialmente para o tratamento de miomas. Há várias relatos de cura mas, como discutimos em cima, ainda sem comprovação científica.
Mas porque é que tradicionalmente se combinam o uxi amarelo e unha de gato? 
Porque se quer combinar o poderoso efeito anti-inflamatório da unha de gato com as propriedades curativas de úteros problemáticos do uxi amarelo! Mas não é fazer um chá com as duas plantas misturadas, como muitas mulheres fazem. O que se deve fazer é tomar o chá de uxi amarelo de manhã e o chá de unha-de-gato de tarde...

7 - RECEITA DOS CHÁS DE UXI AMARELO E UNHA DE GATO
Deve-se tomar meio litro de chá de uxi amarelo de manhã e meio litro de chá de unha de gato de tarde.
Não faça mais quantidade do que aquela que necessita para esse dia. Se o armazenar, o chá vai perder as suas capacidades terapêuticas.

Chá de Uxi amarelo:
Deite uma colher de sopa de casca de uxi (o mais triturada possível) em meio litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Assim que o chá ferva, coloque na potência mínima e deixe ferver mais dez minutos, com a panela tapada.
Retire do lume e deixe repousar cerca de 10 minutos com a tampa colocada! 
Coe bem todo o chá.
Está pronto a servir!

Chá de Unha de gato:
Deite cerca de 10 a 15 g de casca ou raiz de unha de gato em meio litro de água. Deixe ferver e coloque na potência mínima por mais 10 minutos. Retire do fogo e deixe repousar por mais 10 minutos com a panela tapada!
Coe todo o chá. Está pronto a servir!

AGONIADA
Agoniada é uma planta de uso geral com propriedades especiais para mulheres. Ela leva esse nome por ser usada pelas realmente agoniadas quando o assunto é descontrole dos seus ciclos hormonais e menstruais. O chá da agoniada é uma das formas preferidas de consumo.
Da família das Apocináceas, a agoniada também é conhecida como agonia, arapou, arapuê e tapioca. É uma planta oriunda do centro do Brasil em Goiás. Também muito cultivada no Sul do pais, seu habitat preferido para crescimento é a beira da serra do mar. A planta tem uma folha longa, com raízes igualmente longas e pode atingir até oito metros de altura em temporada do seu crescimento. Com flores brancas e um caule bem resistente, a agoniada é uma fonte rica de substancias que ajudam a pronta recuperação. Com gosto um tanto amargo, pode desagradar a seus usuários. Porém, os benefícios desta planta vão além do gosto inicialmente desagradável. A árvore de agoniada fornece cascas amargas e úteis igualmente à folha da planta e pode chegar a 20 metros de altura.
A erva agoniada tem muitos benefícios, o principal deles é a sua importância mediante o ciclo menstrual da mulher. A resina presente no elixir de agoniada faz com que uma mulher haja muito sem menstruar, ou que menstrue a todo o momento e tenha uma regularidade maior no ciclo. Isto é porque a resina faz uma reorganização natural nos hormônios que estariam descontrolados e provocam estas alterações. A agoniada como planta medicinal também tem benefícios para todos, não só para mulheres. A erva pode ser usada para combater doenças como:
Asma
Doenças Gastrointestinais (gastrite)
Catarros crônicos (bronquites)
Inflamações
Trata Febre alta a moderada
Além de todos os benefícios corporais, a agoniada também é uma excelente opção para quem sofre de ansiedade. Os glicosídeos presentes na planta podem ajudar como uma espécie de calmante e funcionar como um bom antidepressivo natural. Ela serve também como um grande auxílio na época de tensão pré-menstrual feminina. Um diurético potente enquanto consumido como folhas, pode ajudar bastante a quem tem retenção de líquidos e inchaço no período pré-menstrual.
Portadores de gastrite podem encontrar no elixir de agoniada uma proteção estomacal que nenhum outro fitoterápico oferece. Quando consumida, ela cria uma camada de proteção dentro do estômago e assim o protege dos ácidos gástricos que podem prejudicar ainda mais a condição do paciente. A agoniada serve também para constipação intestinal. Pessoas que tem problemas para evacuar, podem ter sua situação resolvida com o chá de agoniada.
O sistema linfático também é um grande beneficiado pela planta. Pessoas que sofram de uma retenção significativa de líquidos no corpe e se sintam inchadas devem consumir a agoniada por aproximadamente 60 dias. A sua propriedade digestiva também é um destaque do seu potencial.

Como tomar
A agoniada pode ser consumida de várias formas, porém as mais populares são chás e elixir, também conhecido como tintura. O chá basicamente é feito de suas folhas e cascas, já o elixir feito de toda a planta, incluindo as raízes. O elixir de agoniada é feito a base de álcool para conservação da mistura e deve ser consumido moderadamente, cerca de 2 a 3 colheres de sobremesa ao dia. Aconselha-se a tomar logo após as refeições, pois antes dela pode causar um aumento de apetite considerável e causar ganho de peso.
A tintura da agoniada é feito com 200 gramas de erva seca e 300 gramas de cascas. Em uma garrafa de vidro, coloque 1 litro de pinga. Após misturar bem, o elixir dura cerca de 60 dias em local fresco e longe do sol. De vez em quando deve ser agitado para uma nova mistura dos ingredientes.
A agoniada também pode ser usada em forma de compressa para cólicas menstruais. Basta emergir as folhas em água morna e deixar por alguns minutos em contato com o baixo ventre. As índias usam a compressa de agoniada também para auxiliar mulheres que amamentam. As suas propriedades medicinais ajudam na cicatrização das fissuras dos mamilos. Aconselha-se que crianças e quem tem restrição a bebidas alcoólicas tomem a agoniada em formato de chás.
A agoniada é uma planta muito antiga e suas propriedades são bastante conhecidas há várias décadas. Sendo assim já tendo o elixir a venda nas farmácias com nomes específicos, mas que podem ser comprados facilmente. Deve-se consumir 5ml do elixir de agoniada já pronto, cerca de três vezes ao dia.

Chá de agoniada
A venda também está a casca da árvore para o chá caseiro o que facilita e muito para quem quer consumir a planta dessa forma. O chá de agoniada deve ser feito com 20 gramas de folhas secas em um litro de água fervente. A infusão deve ser feita com fogo desligado e abafar em seguida.
Antes de consumir recomenda-se uma duração de repouso de 10 minutos com a tampa fechada ainda. Depois deste período deve ser coado. O chá deve ser consumido de três a quatro xícaras diariamente e adoçado moderadamente a gosto com açúcar ou adoçantes.

Agoniada para engravidar
Para quem deseja engravidar, a agoniada pode ser uma grande auxiliar. Mulheres que sofrem de ovários policísticos, amenorreia e até endometriose, podem utilizar a erva para desintoxicar o organismo. A agoniada proporciona uma limpeza do endométrio em mulheres com problemas para engravidar e pode ajudar a regular o ciclo menstrual. A restrição para quem quer usar a agoniada para engravidar, deve ser rigoroso, já que teoricamente essa erva poderia atuar de forma abortiva em gravidezes incipientes.
Ela deve ser usada com cautela ainda na primeira quinzena do ciclo menstrual enquanto mulheres que apenas querem uma limpeza do organismo devem consumir o chá e o elixir nos últimos quinze dias do ciclo menstrual. Além disso, a planta também ajuda a desintoxicação do organismo de métodos contraceptivos de forma hormonal como anticoncepcionais orais e injetáveis que levam mais tempo para sair do organismo.

Para mulheres que acabaram de ter bebê essa mistura é uma grande aliada, porém deve ter cautela, apenas recomendado o uso do chá. Para mulheres que amamentam, não se recomenda o uso do elixir pelo motivo de conter álcool. Portanto, se recomenda também o chá nesta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário